segunda-feira, 19 de outubro de 2009

pensamento #002

Ontem recebi pela primeira vez, esta semana, um email que circula nas caixas de correio como pedido de ajuda para uma menina que sofre da estranha doença de Targardt. Tão estranha que pode ser confundida com a Doença de Stargardt.

Pessoalmente considero, o acto de reenviar este email, um acto que mostra um pouco de irresponsabilidade por parte de quem o reenvia. Digo isto pelo seguinte...

1º - Encontrei registos deste pedido de ajuda com data de 2004. Nesse pedido de ajuda dizia que a menina tinha 7 anos. No email que recebi ontem também!
Já pensaram que existe por aí muita gente que lida mal com o envelhecimento e pode ver nesta doença uma fonte de juventude?
Isto pode fazer com que algumas pessoas procurem sofrer desta doença para manter a idade.

2º - Segundo o email, esta doença provoca a degeneração da macula. Esta definição para os mais leigos pode trazer também muitos problemas porque não sabendo o que é a macula podem pensar que a doença os torna imaculados. E existe muita gente com forte ligação à religião, ou seja... quase imaculados.

3º - Nos tempos que correm, com o aumento do desemprego, também é arriscado enviar este email porque em 2004 era indicado um endereço de email do servidor ruralinfo.pt e agora o servidor do endereço indicado é creditoagricola.pt.
Esta mudança pode criar problemas porque, com a crise que atravessamos, é possível que surja a suspeita do pai da menina ter ligações ao Ministério da Agricultura por ter passado de rural para agrícola.
De qualquer modo acho que ele deveria criar uma conta de correio num servidor com bastante capacidade porque li vários testemunhos que as tentativas de contacto não são bem sucedidas e eu não ponho em causa a existência deste endereço! Apenas acho que deve ter a caixa cheia...

Por causa destas razões não enviei este email a ninguém mas não deixem de me enviar emails deste tipo porque eu sou uma pessoa sensível a estes casos.

PS - o meu sangue é B negativo! Se tiverem noticias daquela pessoa que está há vários anos à espera de sangue deste tipo digam-me alguma coisa para eu lhe enviar algum.

11 doses:

Maga disse...

sem dúvida, foi muito sensato da tua parte não encaminhar esse mail, por todas a razões que mencionas e por aquelas que não...
boa semana!

najla disse...

Quem inventa e-mail's falsos de pedidos de ajuda, não os considero parvos! Nós é que somos muitas vezes estúpidos e continuamos a reencaminhar estes e-mail's. E porquê? Algum poderá ser verdadeiro e necessitar mesmo de informação ou ajuda!

Paulo Lontro disse...

a razão é mesmo essa najla, eu não sei quais os verdadeiros e os falsos...

pergunto vício, há algum risco informático neste tipo de correntes (ou outros)

Gi disse...

Faço minhas as tuas palavras.
Aliás nunca reencaminho nada disto, assim como nunca dou esmolas a pobres no meio da rua.
Um dia vou ter 100 anos de perdão.
Todos os dias é esse dia.

Teté disse...

De início ficava cheia de pena e reencaminhava tudo, até que dois ou três anos depois lá vinham os mesmos mails, com a mesma historieta e comecei a achar estranho. Agora ainda recebo muitos, mas não reencaminho nenhum. ~s

De qualquer forma, estes de pedidos de ajuda para isto ou para aquilo normalmente trazem um contacto, uma amiga minha telefonava para os números, que ou não existiam, ou ninguém atendia ou ninguém sabia da existência do mail. Pior, alguns às vezes eram feitos por vingança, em relação a uma empresa ou coisa! Portanto, para quem quiser certificar-se se uma história é verdadeira, basta um telefonema... :h

Tia_Cunhada disse...

B negativo? Boa colheita...

Um abraço

sonia traquinas disse...

Realmente ainda não entendi o que ganham ou como ganham com este tipo de reencaminhamentos.Porque é essa a intenção..que os mails sejam re-enviados ao maior nº possivel de pessoas. Mas há uns que ficas de pedra..agora já aprendi que a menos que te peçam directamente dinheiro com a conta e com dados pessoais tudo o resto são tangas..basta ver a falta de dados que tem..então e os mails fofinhos..com desejos de boas semanas e "gajos" bons(sou gaja recebo de gajos;)) )também servem o mesmo propósito? afinal também os re-encaminhamos para as amigas..há que limpar as vistas pá

RED disse...

Por essas e outras já não reencaminho nada.

Demóstenes disse...

Anda mesmo por aí muito lixo a circular sobre forma de email.

Eu também nunca reencaminho.

Alien David Sousa disse...

Nunca chego a ler esses emails. Já tenho pessoas por demais a tentarem fazer-me de estúpida, tenho que marcar uma linha.
bjs viciante vicio

susana disse...

Eu já sou uma aldeã da história do Pedro e o Lobo: já não acredito em nada!

Smiles que podem ser usados. Passar cursor por cima para ver código a usar

Escreve algo porque a tua opinião é importante. Mesmo que seja só para ti...